Qual é a importância do mobiliário para farmácia?
O mobiliário para farmácia é muito importante no resultado das vendas. Uma farmácia bem organizada, com mobiliário correto é capaz de engajar seus clientes e aumentar o faturamento.
– Mobiliário específico para farmácia
Pode parecer algo simples, mas ter um mobiliário específico e estudado para sua farmácia é importantíssimo para melhorar seus resultados.
O mobiliário precisa atender às necessidades do cliente, através de estudos prévios.
Não é qualquer tipo de gôndola ou prateleira que é ideal para expor os produtos da sua farmácia.
O nicho farmacêutico é um segmento muito competitivo, cada particularidade deve ser aproveitada para melhorar seus resultados.
Quando o cliente entra na farmácia procurando por um produto, a organização das gôndolas vai ajudar com que encontre facilmente o produto desejado e sua experiência torna-se mais completa.
Claro que o mobiliário não fará seu cliente satisfeito, mas sim a organização, a setorização e a facilidade de encontrar o que deseja.
O mobiliário deve ser agradável e condizente com o seu público, além de ser muito prático para os clientes e também para os colaboradores.
– Experiência do cliente
É preciso organizar os produtos estrategicamente na gôndola, a partir de estudos de comportamento do cliente dentro da farmácia, de forma com que a visualização seja facilitada, despertando o desejo de compra do consumidor.
Um dos desafios para aumentar as vendas é fazer com que quando o cliente entre no estabelecimento, ele compre mais do que foi comprar inicialmente, por isso é preciso criar estímulos para compras por impulso, gerando e lembrando-o de uma necessidade.
Uma farmácia organizada e que segue estudos de comportamento do consumidor, pode aumentar seu faturamento em até 20%!
Uma layoutização inteligente aumenta o tempo de permanência do cliente na loja, pois ele tem mais vontade de percorrer todos os corredores da farmácia e como consequência ele compra mais.
Outro ponto importante é pensar que quando o cliente entra na loja, ele precisa encontrar o produto que procura facilmente na gôndola, imagina ele entrar na farmácia e demorar para encontrar o que precisa pela desorganização? Provavelmente ele não terá uma boa impressão do ambiente e dificilmente voltará a comprar.
Agora, se ele encontrar o produto facilmente pela categoria, e ainda encontrar novidades em destaque, ele vai sair de lá provavelmente com mais coisas e ainda com uma boa impressão da sua farmácia.
Atente-se à disposição dos produtos, o produto posicionado acima da cabeça por exemplo, tem maior destaque, então a sugestão é expor produtos de pouca saída, que é preciso vender mais.
Na altura dos olhos, os produtos representam mais de 50% das vendas, então nesta posição coloque os produtos mais rentáveis e com maior giro de vendas.
Na altura das mãos, é preciso posicionar produtos de compra por impulso, o que também representa uma parte importante das vendas. Já os produtos que ficam perto do chão são de baixa saída.
Produtos que sejam correlacionados devem ser expostos próximos uns aos outros, então o consumidor consegue encontrar o que precisa com mais facilidade, alguém que busca shampoo, pode ser estimulado a levar outros produtos para cabelo como condicionador e máscara de tratamento, pela proximidade e relação dos produtos.
Isso também vale para a gôndola de medicamentos sem receita, pois é comum as pessoas fazerem sua “farmacinha” em casa, então é importante que os medicamentos sejam organizados de forma com que um produto leve a outro.
– Padronização
A padronização do mobiliário é importantíssima em sua farmácia. Quando o cliente entra na farmácia ele precisa se deparar com um ambiente que demonstra fluidez e organização.
Por isso, um projeto feito por profissionais é essencial, pois sua farmácia será projetada de acordo com mobiliários corretos, a partir de estudos de público e comportamento do consumidor.
– Exposição dos produtos
Muitos produtos podem ser expostos com mais destaque na farmácia quando estão em promoção ou em períodos sazonais, por exemplo. Isso dá mais visibilidade aos produtos e as chances de venda são muito maiores.
Aproveite a parte da altura dos olhos da gôndola, como dito anteriormente, é preciso aproveitar esse espaço para divulgar produtos líderes de mercado na farmácia.
Atente-se a altura das embalagens, cuide dos espaços e tente preencher a gôndola, um produto de 10cm não deve ser exposto em uma gôndola de 30cm, por exemplo.
Atente-se aos detalhes!
Não deixe produtos virados, de lado, ao contrário, ou qualquer outra posição que dificulte a leitura e visibilidade pelo consumidor.
A entrada da loja, chamadas zonas frias, é o espaço onde o consumidor geralmente não se atenta muito, então cuidado ao expor os produtos nesse local.
As pontas das gôndolas são espaços importantes para divulgação dos produtos, os pontos mais fortes ficam no final da passagem do corredor, onde o cliente faz a curva e passa nesse espaço por mais tempo.
Seja exclusivo e único! Mesmo que parecida, cada loja tem sua particularidade, seja pelo público, tamanho da loja ou localização. Não copie o concorrente, crie sua estratégia e monte seu próprio projeto de um mobiliário para farmácia e tenha muito sucesso!