Projeto farmácia em 3D. Qual a sua importância?
Precisamos entender que existe um grande estudo por trás dele para que o mobiliário corresponda exatamente ao que a drogaria precisa, resultando diretamente em vendas e experiência do cliente.
O que é um projeto farmácia em 3D?
Um projeto 3d para farmácia é responsável por fazer com que o cliente se sinta bem no espaço, com uma experiência de compra agradável. É preciso pensar em estratégias que façam com que ele encontre facilmente o que precisa, esse é um dos pilares de um projeto de farmácia bem assertivo.
Outro fator desafiador é a aplicação de estratégias que induzem o cliente a comprar, através de estudos de caminhos que ele irá percorrer dentro da loja até a criação de splashs promocionais ou pontos personalizados no PDV para chamar a atenção do consumidor em produtos a serem destacados.
O público que frequenta a farmácia nem sempre está confortável e feliz a ir até o local, já que na maioria das vezes o motivo da ida é comprar um medicamento, mesmo que seja algo que o deixe melhor após o seu uso. Por isso, trabalhar um bom layout é importante para que ele se sinta acolhido na drogaria.
O projeto começa desde a fachada, que é o primeiro contato do cliente com a loja, até todo o mobiliário de dentro, que precisa ser personalizado para cada estabelecimento, levando em conta seu público e objetivos.
Qual o projeto de farmácia em 3d certo para meu cliente?
É claro que a farmácia precisa estar pronta para receber homens, mulheres, jovens, idosos, pessoas de todas as idades, já que é um local com um público muito diverso, porém para criar boas estratégias de comunicação e vendas mais específicas, é interessante realizar pesquisas para entender quem é seu principal cliente.
Entendendo isso, você consegue mapear quais produtos ele costuma comprar e sua periodicidade de compra, sendo mais assertivo em promoções, envio de ofertas personalizadas em sua comunicação, etc.
Gerenciamento por categoria e o projeto 3d em farmácias
Um projeto 3d para farmácia deve ser baseado na organização dos produtos de acordo com a sua categoria, pois existem diversos produtos diferentes nas prateleiras que precisam estar estrategicamente colocados em seus lugares.
O layout tem o poder de despertar sensações no consumidor a fim de induzir a compra.
Os produtos devem estar organizados de forma fácil de serem encontrados, as categorias correlatas devem ficar próximas, já que isso pode gerar maior interesse de compra do consumidor, se ele foi comprar um produto específico, pode se interessar por outro relacionando se estiver por perto na prateleira.
Outro ponto importante é lembrar que caso o mesmo produto tenha variação, eles precisam estar juntos, senão o cliente vai achar que a farmácia não possui o produto que procura e pode desistir da compra. Na prateleira de desodorantes, por exemplo, é preciso que ali estejam todas as suas variações, como roll-on, aerosol, stick, creme ou qualquer outra apresentação para que sua visualização geral seja facilitada.
É importante separar os medicamentos por categoria, colocar as promoções em locais de fácil visualização, entender quais são os produtos de maior valor agregado e colocar em lugares estratégicos, além de ponta de gôndola e os cestos promocionais, que chamam muita atenção do cliente.
Como o projeto 3d em farmácias ajuda na experiência do consumidor na loja
A experiência de compra do consumidor merece mais atenção em qualquer estabelecimento. Na farmácia é importante que o cliente possa circular pela loja facilmente e encontre o que precisa também com facilidade.
Desenvolva uma estratégia de circulação onde o cliente passe por toda loja ou boa parte dela. Uma circulação inteligente com certeza afeta diretamente no faturamento da farmácia.
O projeto 3d em farmácias e a estratégia para o mobiliário correto
Para conseguirmos realizar todas essas estratégias no seu PDV, é importante utilizar um mobiliário adequado para melhorar ainda mais a experiência do consumidor.
Uma disposição correta, com mobiliários adequados, são capazes de influenciar na decisão de compra do cliente, boa organização é fator decisivo para a compra.
Um mobiliário específico para farmácia é capaz de aproveitar muito melhor o espaço da loja, facilitando a identificação das categorias. Ele é modular e personalizado a partir das necessidades de cada cliente.
Com um projeto inteligente, é possível se adequar às medidas de cada loja, estrutura específica, perfil de público e muito mais detalhes que fazem toda a diferença para cada PDV.