Cosmetic shop interior with woman and seller in medical face masks. Vector cartoon illustration of beauty store with makeup and skincare products, cashbox on counter, female customer and assistant
Você já se perguntou sobre como o layout de um espaço pode influenciar na decisão de compra?
Acredite, a forma em que os produtos são expostos no ponto de venda (PDV), a iluminação do ambiente, as cores das embalagens e até mesmo os produtos que estão próximos influenciam na tomada de decisão do comprador.
Uma pesquisa realizada pelo Point Of Purchase Advertising International (POPAI Brasil) apontou que 85% dos consumidores decidem qual produto e qual marca vão levar no PDV.
Se o layout de uma loja está bem estruturado, a chance do ticket médio dela aumentar é grande, já que as pessoas que vão até a farmácia para adquirir apenas um remédio, acabam saindo de lá com outros produtos.
A jornada de compra: da descoberta à decisão de compra
Entender a jornada de compra é o primeiro passo para estruturar um PDV que traduza o universo e a identidade da sua marca. Pense em como o consumidor se sente dentro da sua farmácia, crie possibilidades de necessidades e veja como o seu ponto de venda está atendendo à elas.
O consumir quando chega ao seu espaço está com um problema que precisa ser solucionado, como o espaço físico da sua loja está entregando essa solução? Entenda como é a jornada do cliente:
Dicas de como montar um layout de farmácia
Agora que você sabe a importância de ter um layout bem estruturado, vamos dar algumas dicas de como montá-lo. Veja a seguir!
Organize de acordo com o seu tipo de negócio
As farmácias possuem três principais tipos de negócios: drogarias tradicionais, conveniências e as redes. Entenda como você pode organizar o layout de cada uma delas:
Padronize a organização da sua farmácia
Ter um layout padronizado é essencial para ter uma farmácia de sucesso. Crie ambientes visualmente agradáveis, sem muita poluição visual, mas que atenda a necessidade do cliente. Entenda como padronizar de forma simples:
Preço: a informação sobre o preço do produto deve ter uma tamanho médio e estar correta. Em caso de promoções, utilize uma etiqueta de cor diferente para sinalizá-la.
Cores: a padronização por cores é uma forma interessante de destacar o seu PDV e deixar o ambiente da sua farmácia visualmente agradável.
Marca: qual é a marca que o seu público mais gosta? Deixe ela mais evidente e tente criar promoções que a destaquem.
Tipo de produto: não coloque um remédio para dor de cabeça do lado de um shampoo. Trabalha na categorização da sua loja e relacione os produtos uns com os outros, desde que faça sentido.
Invista na buticalização
A Buticalização é um conceito que está se popularizando nas farmácias. Buticalizar é o ato de criar um ambiente que favoreça a exposição dos produtos de forma diferenciada gerando um valor especial ao item.
Uma das formas de buticalizar a sua farmácia é investir diretamente no seu PDV, com lojas amplas, bem iluminadas e com mobiliário novo e moderno.
Acompanhe o blog da DNA Farma e fique por dentro das novidades do setor farmacêutico e de dicas para deixar a sua farmácia mais atrativa para o seu cliente.
Ao receber a solicitação do orçamento os consultores DNA FARMA fazem análise detalhada dos objetivos e entendimento de todo o cenário onde serão alocados cada mobiliário e mediante ao know-how da equipe direcionam para a criação de um projeto que obedeçam normas legais e ofereça a melhor experiência de compra para o consumidor e a correta exposição dos produtos de acordo com as necessidades da loja.
Após montagem nossa equipe disponibiliza um termo de aceite onde o cliente aprova toda montagem e mobiliários.
Mesmo após o aceite nossa equipe fica a disposição para sanar todas as dúvidas e passar as devidas orientações sobre o projeto e até mesmo em uma futura reforma ou adequação no projeto.
Finalizado o projeto os mobiliários são enviados para todo o Brasil em transporte próprio com rigoroso controle para evitar danos e avarias na carga além de totalmente assegurada por uma empresa de seguros. No destino a montagem é realizada por equipes própria e especializada em mobiliário farma.
Após aprovado o projeto 3D e as plantas baixa, elétrica e hidráulica o projeto vai para a área de produção que é dividida em duas frentes, a serralheria e a marcenaria onde o mobiliário sai do papel e ganha forma passando pela fase de acabamento e controle de qualidade antes de ir para montagem.
Com as informações coletadas pelos consultores junto ao cliente, nossa área de projetos entra em ação e começam a dar forma ao mobiliário criando a planta baixa, elétrica e hidraúlica personalizada ao projeto em questão. Aprovado a planta baixa é elaborado um projeto 3D onde o cliente pode pré-visualizar o layout do mobiliário farma setorizado e categorizado.