O espaço físico de uma farmácia é fator essencial para uma loja de qualidade. Um bom layout facilita a movimentação dos clientes no espaço, gera uma sensação de um espaço clean, limpo e muito profissional sempre remetendo a um espaço de saúde.
Planejamento
Fazer uma reforma não é algo simples e nem barato, por isso é importante que o planejamento seja o primeiro passo desse investimento. Tenha objetivos claros que precisam ser cumpridos durante o processo.
Isso irá diminuir as chances de um resultado ruim, gera menos impacto para o negócio, as expectativas ficam mais alinhadas e evita gastos surpresas na reforma.
Conheça seu cliente para entender o que ele espera e precisa na sua loja, isso vai fazer com que você consiga montar um layout que tem total sinergia com seus objetivos.
A identidade da marca precisa estar presente em todas as instalações da loja, refletindo sua proposta de marca para os clientes. Outro ponto importante de se pensar é na visão do cliente em relação a melhorias feitas na loja, a sensação que se passa é de uma grande preocupação com o bem estar dos clientes e a vontade de oferecer sempre o melhor.
Consultoria
O setor farmacêutico é um mercado muito competitivo, por isso é necessário que em qualquer oportunidade que você tenha de se diferenciar, aproveite. E para uma mudança no layout da loja, é essencial contar com uma consultoria especializada e profissional.
Toda farmácia precisa ser bem estruturada com mobiliários que atendam todas as necessidades que esse tipo de estabelecimento oferece. Não é qualquer tipo de móvel que serve para expor os produtos de uma farmácia, um mobiliário específico permite a organização e exposição dos produtos de forma com que o consumidor identifique com facilidade cada categoria.
Quando um cliente entra na farmácia, geralmente ele já vai em busca de um produto específico, por isso um mobiliário adequado auxilia com que ele encontre com facilidade o que precisa, melhorando a experiência de compra na loja.
Uma empresa especializada em mobiliário farmacêutico tem o know-how necessário para montar o layout de forma correta, com base em estudos de comportamento do consumidor, como a disposição de cada categoria no lugar correto da farmácia.
Claro que apenas o mobiliário não será responsável pela satisfação do cliente, mas sim um conjunto de vários outros pontos como a disposição dos produtos na prateleira, atendimento, preço, localização, etc.
Se ele não encontrar o que precisa ou for mal atendido, por exemplo, mesmo com uma boa layoutização seu cliente pode se sentir frustrado e ir comprar no concorrente.
Fachada
Assim como a área interna da loja, a fachada é muito importante e precisa de atenção na reforma de uma farmácia para ficar adequada com todo o novo layout. Se atente a identidade visual, em uma material de qualidade e resistente para essa área da loja.
A fachada é o cartão de visitas da farmácia, é muitas vezes o primeiro contato de um novo consumidor, então é muito importante para toda a comunicação e garantia de novos clientes para a loja.