O mercado farmacêutico vem passando por muitas mudanças nos últimos tempos, e a área da saúde no geral está crescendo em um ritmo acelerado, por isso é essencial estar atento às novas tecnologias e comportamentos para atender às novas necessidades do consumidor.
Como será o futuro das farmácias?
AS MUDANÇAS DAS FARMÁCIAS NA PANDEMIA
A pandemia do novo coronavírus trouxe um aumento de venda de produtos relacionados a Covid-19 como antigripais, vitaminas, remédios para imunidade, etc. Outra mudança que aconteceu foi a compra antecipada de medicamentos para a família, o famoso estoque da farmacinha em casa.
As pessoas ficaram muito mais preocupadas com sua saúde e também com a higiene, aumentando muito as vendas de máscaras de proteção, álcool, sabonete, etc.
Também relacionado a isso, outra mudança forte que aconteceu nessa categoria foi o aumento significativo de vendas online e por delivery, já que as pessoas começaram a ficar com receio de sair de casa.
E apesar da pandemia não ter acabado ainda, as regras estão mais flexíveis e muitas pessoas já estão saindo normalmente, mas o serviço de compra online e delivery continua em alta em várias categorias de produtos no mercado.
Os serviços de saúde no geral vem evoluindo para atendimentos feitos nas residências das pessoas, por exemplo. Atendimento médico e coleta de sangue é uma realidade presente no dia a dia de muitas famílias, pois gera muito mais conforto e segurança ao paciente.
Também na área da saúde não podemos deixar de citar o atendimento online de várias especialidades médicas, principalmente a parte de psicologia e psiquiatria, quem já tinha o costume de fazer terapia por exemplo, se adaptou a terapia online, e quem começou neste momento, que foi um número bem expressivo de pessoas, já iniciou online.
Com isso podemos perceber que os serviços de saúde dependem muito mais da sua necessidade do que do local em si, e apesar de parecer controverso, muitas vezes é um serviço muito mais próximo do paciente.
O PROFISSIONAL DE FARMÁCIA NO FUTURO
O farmacêutico está em todas as etapas de assistência ao paciente no sistema de saúde, desde casos mais simples até os mais complexos, seja em drogarias, farmácias ou laboratórios. É inquestionável a importância da profissão, mas como qualquer área, existem mudanças e transformações.
Para entender, precisamos voltar lá no passado e relembrar que os farmacêuticos eram focados em tarefas mais operacionais como compra e controle de estoque, mas na medida em que a saúde foi evoluindo e os tratamentos se tornaram mais complexos, se ampliou a necessidade de profissionais especializados, por isso hoje em dia os farmacêuticos possuem atribuições bem mais amplas no ramo da saúde.
Mas qual será o papel desse profissional no futuro?
O farmacêutico irá exercer seu papel em todo processo de cuidado, se adaptando a terapêutica de cada paciente, discutindo os casos clínicos com a equipe e tendo voz ativa nas decisões. Assim, o profissional terá que ponderar diversos fatores no plano de tratamento do paciente, visando sua segurança, o que resultará em uma participação mais ativa na recuperação da saúde e recuperação, além de prevenção de outras doenças e problemas de saúde.
Para se adaptar a isso, é preciso estar atento aos avanços clínicos e tecnológicos que vem surgindo, é essencial estar atento a novos tratamentos da medicina.
A FARMÁCIA 5.0
Por conta das mudanças pelos avanços tecnológicos e da transformação digital, criou-se o conceito da farmácia 5.0, um novo modelo de estabelecimento que adota essas transformações no dia a dia do trabalho e está muito mais preparado para atender às novas demandas do consumidor moderno.
Dentro da perspectiva da farmácia 5.0, as residências das pessoas serão inteligentes com saúde conectada e as farmácias funcionarão como um apoio interligado aos hospitais e toda equipe de saúde.
A farmácia não será mais apenas um estabelecimento comercial, mas vai agregar valor ao cliente através da tecnologia e da humanização no atendimento.
É importante se manter atualizado para ser competitivo no mercado e oferecer sempre o que há de melhor para o consumidor.