Segredo revelado! Como as farmácias estão aumentando o seu faturamento?
Muitos gestores se perguntam como aumentar suas vendas na farmácia, mas não é uma receita de bolo, são várias estratégias que juntas vão alavancar seus resultados.
– Variedade e diversidade de produtos para aumentar o faturamento de sua farmácia
Ter um bom mix de produtos é essencial para que uma drogaria aumente suas vendas de forma significativa.
E isso não se resume apenas a medicamentos, inclui também outros tipos de produtos como vitaminas, cosméticos, dermocosméticos e muito mais.
É preciso conhecer seu cliente para entender suas necessidades e também os produtos mais buscados a cada época do ano, pois isso também varia.
Se atente ao controle de estoque para abastecê-lo com todos os itens necessários, o que influencia diretamente nas gôndolas e a experiência de compra do cliente final.
Outra dica é perguntar sempre ao cliente se ele encontrou tudo que precisava, se faltou algo ou tem alguma sugestão, assim sua loja fica mais completa para o consumidor.
– Divulgação da loja nas redes sociais
Mesmo que sua drogaria ofereça os melhores produtos e preços, é essencial que a divulgação seja feita de forma correta para atingir ainda mais clientes e fidelizar os já existentes.
As redes sociais são ferramentas importantes para desenvolver um relacionamento mais próximo com o consumidor.
Além das redes sociais, todas as ações de marketing são importantes, como e-mail marketing, site, blog, vídeos, etc.
O digital é um espaço poderoso, nos dias de hoje é essencial estar presente na internet, invista em sua farmácia!
– Conquiste seu cliente e aumente o faturamento de sua farmácia
Conquistar um cliente já existente é muito mais fácil e barato do que atrair novos consumidores.
Para isso é possível criar estratégias para fidelizar o cliente, com descontos especiais, promoções exclusivas, programa de pontos e cartões de fidelidade para que o cliente se sinta ainda mais especial fazendo compras no seu estabelecimento.
Aumentando a fidelização, aumentam suas vendas!
– Produtos expostos na gôndola de maneira estratégica
A maneira de expor os produtos nas gôndolas interfere diretamente na decisão de compra do consumidor.
Produtos colocados em espaços estratégicos podem causar a sensação de necessidade imediata de compra que não foi pensada inicialmente.
Divida cada produto em seu determinado setor, sessões específicas para medicamentos, maquiagens, higiene pessoal, dermocosméticos e qualquer outra categoria que tenha em sua drogaria.
Itens de maior valor agregado precisam ser posicionados onde o cliente olha mais rapidamente, por exemplo.
Explore também o caixa, que não é separado exatamente por categoria, mas são produtos complementares que precisam ser colocados estrategicamente para compras por impulso na fila, como pastilhas de garganta, analgésicos, chás naturais, chicletes, hidratantes labiais e até mesmo itens de maquiagem.
– Treinamento de equipe
Os funcionários são peças fundamentais para o crescimento do negócio, por isso eles precisam estar completamente alinhados com os valores da farmácia.
O atendimento precisa ser de muita qualidade e de forma humanizada, por isso é essencial realizar treinamentos com todos os balconistas, atendentes e vendedores do estabelecimento.
Ser bem atendido é muito importante para a fidelização dos clientes, afinal esse é o mínimo que esperamos ao entrar em um estabelecimento.
Além de bom atendimento, os funcionários precisam estar treinados para indicação de produtos adequados e também o bom uso de softwares para melhor gestão do trabalho.
– Relacionamento e parcerias
É interessante também fazer parcerias com dentistas, enfermeiros e clínicas para que eles recomendem sua farmácia aos pacientes por meio de descontos em um cartão de indicação junto com a receita médica, por exemplo.
– Programas de desconto
Laboratórios e empresas que vendem medicamentos disponibilizam descontos para drogarias credenciadas. Busque conhecer esse tipo de programa para oferecer aos seus clientes.
Muitas pessoas compram medicamentos de uso contínuo, por isso, por menor que seja o desconto, pode fazer muita diferença no orçamento final do cliente.
– Venda de produtos diferenciados
Os medicamentos manipulados são mais baratos, por esse motivo pode valer a pena vendê-los na farmácia comum.
Uma opção é investir em equipamentos e profissionais especializados, ou então fazer uma parceria com uma drogaria que preste esse serviço, essa pode ser uma boa estratégia para alavancar suas vendas com um diferencial.
– Ter um mobiliário correto
Um mobiliário específico e adequado na farmácia é essencial para aumentar seus resultados.
O nicho farmacêutico é muito competitivo, por isso cada detalhe faz toda a diferença.
Não é qualquer tipo de mobiliário que é ideal para atender as necessidades da drogaria, criar um projeto próprio e personalizado vai alavancar suas vendas.
Quando o cliente vai até a drogaria, ele quer ter uma boa experiência de compra, encontrar facilmente o que precisa em uma drogaria organizada e setorizada.
Uma boa layoutização aumenta o tempo de permanência do cliente na loja, assim ele percorre todos os corredores da farmácia e por consequência, acaba comprando mais.
Investir em móveis adequados traz exclusividade e visibilidade para qualquer estabelecimento!