Quer saber como abrir uma farmácia?
Trouxemos aqui 9 dicas estratégicas de passos importantes para abrir uma farmácia do zero!
O primeiro passo de como abrir uma farmácia é entender que ter uma farmácia exige estabelecer muitas estratégias para uma melhor organização da empresa e o sucesso do empreendimento.
Definir um modelo de negócios é essencial para estabelecer seu modo de trabalho.
Conheça muito bem a região em que você irá atuar, é muito importante na hora de montar sua farmácia, assim você conhece o público, a região e consegue definir um ponto comercial mais certeiro para sua estratégia.
Avaliar os concorrentes é sempre essencial ao abrir um negócio, o mercado farmacêutico é muito competitivo, por isso é interessante saber o que seus concorrentes estão fazendo para ter novos insights e talvez conseguir superar suas ações e entregar algo diferenciado ao cliente.
Lembre de avaliar a concorrência como um tudo mas principalmente seus concorrentes diretos, que vão afetar de forma mais expressiva o seu negócio.
4 – ENTENDA O MERCADO
O mercado farmacêutico é muito competitivo, por isso para entrar nele e ter sucesso é preciso muito estudo. O mercado exige alguns conhecimentos específicos, então se dedique a conhecer o mercado.
Você não precisa ser farmacêutico para abrir uma farmácia, porém é claro que é necessário conhecer bem os produtos que você irá vender para uma maior assertividade em toda sua estratégia.
5 – CONHEÇA SEU PÚBLICO
Conhecer e entender quem é o público da farmácia é essencial para entender as demandas corretas e criar estratégias mais certeiras.
Com o público definido, você conseguirá perceber que cada faixa etária tem uma necessidade diferente e cada um tem seu comportamento.
Conhecendo ele mais profundamente, você conseguirá realizar promoções mais estratégicas, chamando a atenção da pessoa correta. Até mesmo o layout da farmácia e o tipo de comunicação vai depender da definição de público.
Lembrando que você pode ter mais de um público sim, afinal o consumidor de uma farmácia é muito variado, mas entenda quem é mais recorrente e suas experiências de compra.
6 – TENHA O MOBILIÁRIO ADEQUADO
O mobiliário é o ponto de contato mais próximo e recorrente do cliente na sua loja, por isso saiba que não é qualquer mobiliário que vai se encaixar bem na sua loja.
Quando você opta por uma empresa especializada em móveis para farmácia, você terá todo um estudo da sua farmácia, do comportamento do cliente e também o mobiliário será todo personalizado para o seu espaço.
Com o mobiliário adequado, você tem uma farmácia muito mais organizada e eles estão ali de forma estratégica, tendo como consequência muito mais vendas.
O mobiliário para farmácia permite a melhor exposição dos produtos, gerenciamento por categoria e chama muito mais atenção do cliente para ver um produto.
Se sua farmácia não possui um espaço tão grande, os móveis adequados são essenciais para que a loja seja toda aproveitada, permitindo uma maior personalização do espaço.
7 – ESCOLHA SEU MIX DE PRODUTOS
Com seu público já definido, é possível criar um mix de produtos mais adequados ao seu cliente.
Quanto maior a variedade de produtos ofertados, melhor. Não tem coisa pior do que chegar na farmácia e não encontrar o que procura, as chances de perder o cliente são bem grandes. Se ele não encontrar o que quer, vai para a concorrente, isso é completamente normal.
Além disso, é interessante investir em uma grande variedade de itens para que quando o cliente for até a loja, ele circule por toda a farmácia e acabe fazendo compras por impulso, principalmente de medicamentos isentos de prescrição.
8 – ENTENDA TUDO SOBRE COMPORTAMENTO DO CLIENTE
Entender o comportamento do cliente está totalmente ligado à experiência do consumidor. Toda a loja deve contribuir para que o cliente encontre tudo o que precisa e que ele consiga circular facilmente pela loja, sendo uma experiência agradável.
Existem estudos de categorização das gôndolas, fazendo com que o cliente percorra toda a loja, e não apenas a gôndola do produto que ele foi comprar.
Se atente aos pequenos detalhes, eles podem fazer toda a diferença. Uma gôndola bagunçada e suja pode fazer com que o cliente desista da sua compra, ou até mesmo uma música muito alta no ambiente pode atrapalhar.
Todos nós gostamos de estar em um lugar atrativo e esteticamente agradável, em uma farmácia principalmente o lugar precisa ser tranquilo, calmo e bem organizado.
9 – CRIE A COMUNICAÇÃO DA MARCA
A comunicação da farmácia é essencial para sua estratégia de negócios. Contrate profissionais para a criação de toda sua identidade visual e estratégias de marketing.
Começando pela fachada, é super importante que ela seja convidativa, já que é o primeiro impacto visual que o cliente tem da sua loja, fator essencial para aumentar o fluxo de consumidores nos estabelecimentos.
Esteja atento a padronização da comunicação, é muito importante para o reconhecimento da marca pelo consumidor, tanto dentro da loja quanto nas redes sociais e outros pontos de comunicação.
Garanta que tudo converse entre si, tanto a fachada, quanto adesivos e displays internos, até os posts nas redes sociais, panfletos, cartazes, etc.
Estar no digital também é essencial para uma comunicação efetiva e completa, hoje em dia qualquer estabelecimento, por menos que seja precisa estar presente na internet, então não subestime a importância de investir em comunicação, pode gerar muitos frutos positivos para a marca.
Ao receber a solicitação do orçamento os consultores DNA FARMA fazem análise detalhada dos objetivos e entendimento de todo o cenário onde serão alocados cada mobiliário e mediante ao know-how da equipe direcionam para a criação de um projeto que obedeçam normas legais e ofereça a melhor experiência de compra para o consumidor e a correta exposição dos produtos de acordo com as necessidades da loja.
Após montagem nossa equipe disponibiliza um termo de aceite onde o cliente aprova toda montagem e mobiliários.
Mesmo após o aceite nossa equipe fica a disposição para sanar todas as dúvidas e passar as devidas orientações sobre o projeto e até mesmo em uma futura reforma ou adequação no projeto.
Finalizado o projeto os mobiliários são enviados para todo o Brasil em transporte próprio com rigoroso controle para evitar danos e avarias na carga além de totalmente assegurada por uma empresa de seguros. No destino a montagem é realizada por equipes própria e especializada em mobiliário farma.
Após aprovado o projeto 3D e as plantas baixa, elétrica e hidráulica o projeto vai para a área de produção que é dividida em duas frentes, a serralheria e a marcenaria onde o mobiliário sai do papel e ganha forma passando pela fase de acabamento e controle de qualidade antes de ir para montagem.
Com as informações coletadas pelos consultores junto ao cliente, nossa área de projetos entra em ação e começam a dar forma ao mobiliário criando a planta baixa, elétrica e hidraúlica personalizada ao projeto em questão. Aprovado a planta baixa é elaborado um projeto 3D onde o cliente pode pré-visualizar o layout do mobiliário farma setorizado e categorizado.