5 ideias de móveis planejados para sua farmácia
Móveis planejados para farmácia são essenciais para o crescimento de um negócio da área farmacêutica.
É muito comum que alguns empresários não deem a devida importância ao mobiliário, mas é muito importante entender que a categorização correta dos produtos faz parte da estratégia de vendas.
O mobiliário é essencial para a categorização dos produtos, negligenciar isso pode fazer seu negócio perder potenciais clientes pela falta de um mobiliário adequado, produtos expostos incorretamente e layouts mal planejados.
O mercado farmacêutico é competitivo, por isso investir em uma correta layoutização com móveis ideais é tão importante.
O módulo farmacinha é uma prateleira de medicamentos sem prescrição, que desempenha um papel muito importante na exposição desse tipo de medicamento na farmácia.
Essa prateleira ajuda na identificação, reconhecimento e organização dos produtos, fazendo com que o cliente encontre com facilidade o que precisa. Isso faz com que gere um encantamento e fidelização por parte do cliente.
A gôndola gerencia a categoria de medicamentos sem prescrição, separando-os por sintoma, facilitando o autosserviços e a compra por impulso, já que um produto leva a compra de outro, dependendo da organização estratégica.
A gôndola central é um mobiliário pré-moldado com espaços padronizados para expor os produtos.
Ela tem uma grande funcionalidade para compor o interior da loja, e quando feita sob medida, atende as particularidades de cada drogaria.⠀
A gôndola central é muito versátil, já que atende a organização de várias categorias diferentes e que precisam de uma exposição
A fila inteligente é um módulo criado para incentivar as compras por impulso na fila do caixa da farmácia.
É preciso dar a atenção devida na escolha desse mobiliário, pois ele é essencial como ferramenta de venda na loja. A área de checkout é a última oportunidade de compra do cliente na farmácia, por isso deve ser muito bem trabalhada com uma boa organização e precificação dos produtos.
Diferente do supermercado, onde o cliente está disposto a percorrer todos os corredores em sua visita, na farmácia o cliente costuma se direcionar até o item que foi buscar e logo vai até o caixa fazer o pagamento, completando a jornada de compras, que dura em torno de 5 minutos, sendo em torno de 1 a 2 minutos, esse tempo é dedicado ao checkout, e é aí que entra a fila inteligente, com opções de produtos para compra por impulso.
O tempo de espera na fila é a última oportunidade de conversão de venda. Mesmo que a área de checkout da farmácia seja pequena, elas acrescentam de 15% a 20% no tíquete médio da loja, e quando essa área é pensada de forma estratégica, com um mobiliário bem planejado, esses percentuais podem ser ainda maiores.
Balcão Vitrine
O balcão vitrine é muito importante quando a farmácia não possui tanto espaço e disponibilidade de gôndolas. É ideal para expor produtos pequenos e que necessitam de explicações pontuais.
Além de ser ótimo também para expor produtos de alto valor, já que o balcão vitrine é um mobiliário todo fechado e mais seguro.
Cesto Alumínio
Mais conhecido como cestão de ofertas, ele é uma ótima ferramenta para ajudar nas vendas da farmácia. Colocado de forma estratégica na loja, o cestão ajuda nas vendas principalmente de medicamentos, já que é sempre colocado em grandes quantidades e acaba chamando a atenção do cliente, dando a ideia de promoção pois está sempre cheio de produtos.
Para estabelecer uma boa estratégia no cestão de ofertas, escolha medicamentos de baixo custo e de alta rotatividade, se atentando também a não colocar vários produtos juntos, pois facilita a visibilidade do consumidor.
Com o mobiliário adequado, as vendas da farmácia podem aumentar com uma loja organizada e bem planejada!
Ao receber a solicitação do orçamento os consultores DNA FARMA fazem análise detalhada dos objetivos e entendimento de todo o cenário onde serão alocados cada mobiliário e mediante ao know-how da equipe direcionam para a criação de um projeto que obedeçam normas legais e ofereça a melhor experiência de compra para o consumidor e a correta exposição dos produtos de acordo com as necessidades da loja.
Após montagem nossa equipe disponibiliza um termo de aceite onde o cliente aprova toda montagem e mobiliários.
Mesmo após o aceite nossa equipe fica a disposição para sanar todas as dúvidas e passar as devidas orientações sobre o projeto e até mesmo em uma futura reforma ou adequação no projeto.
Finalizado o projeto os mobiliários são enviados para todo o Brasil em transporte próprio com rigoroso controle para evitar danos e avarias na carga além de totalmente assegurada por uma empresa de seguros. No destino a montagem é realizada por equipes própria e especializada em mobiliário farma.
Após aprovado o projeto 3D e as plantas baixa, elétrica e hidráulica o projeto vai para a área de produção que é dividida em duas frentes, a serralheria e a marcenaria onde o mobiliário sai do papel e ganha forma passando pela fase de acabamento e controle de qualidade antes de ir para montagem.
Com as informações coletadas pelos consultores junto ao cliente, nossa área de projetos entra em ação e começam a dar forma ao mobiliário criando a planta baixa, elétrica e hidraúlica personalizada ao projeto em questão. Aprovado a planta baixa é elaborado um projeto 3D onde o cliente pode pré-visualizar o layout do mobiliário farma setorizado e categorizado.