10 dicas de organização de produtos na farmácia.
10 dicas de organização de produtos na farmácia para valorizar a exposição dos produtos em móveis para farmácia que é essencial para os resultados de uma loja. Farmácias que se preocupam com os detalhes e criam estratégias de organização com certeza irão vender muito mais.
Dicas de organização de produtos na farmácia que merecem uma atenção especial
Muitos produtos precisam ser expostos em destaque na farmácia. Isso pode acontecer de forma sazonal ou então quando estão em promoção, dando mais visibilidade e maiores chances de venda para esses produtos em específico.
2ª Dica de organização de produtos na farmácia
A área na altura dos olhos é a de maior destaque na gôndola, por isso escolha produtos de maior valor, mais saída e de marcas líderes no mercado para ser colocado nesse espaço.
Caminho feito pelo consumidor dicas de organização
A estratégia de exposição dos produtos na farmácia precisa levar em conta o caminho que o consumidor faz na loja, por isso é interessante criar técnicas para que ele circule por toda a loja, conhecendo assim todas as gôndolas da farmácia.
Categorias correlatas precisam estar por perto para instigar o desejo de compra. As gôndolas de maquiagem, esmaltes e skin care precisam estar próximas, por exemplo, assim o consumidor tem mais chances de ter o desejo de compra.
Se atente aos detalhes
Os pequenos detalhes na organização da farmácia fazem toda a diferença. Se atende a altura das embalagens para não perder espaço na gôndola, não deixe produtos virados ou de cabeça para baixo, dificultando a visualização do consumidor. Evite também colocar produtos de cores iguais lado a lado, o ideal é mesclar a prateleira com cores diferenciadas para chamar mais atenção do consumidor.
Zonas frias
As zonas frias nas farmácias são locais em que os clientes passam mais rapidamente, sem prestar muita atenção. Essa parte fica na entrada e na saída da farmácia, onde o cliente não tem o hábito de olhar os produtos expostos.
Então é importante dar uma atenção especial a esses pontos, sinalizando de forma mais assertiva os produtos, chamando mais atenção. Uma prática que ajuda a “esquentar” essas zonas frias é enfeitando a loja para datas sazonais, por exemplo.
Gerenciamento por categoria
O gerenciamento por categoria talvez seja o ponto mais básico e importante de uma boa organização da farmácia.
Quanto mais clara a exposição, melhor para o consumidor, ele precisa entrar na loja e encontrar rapidamente o que procura, com suas categorias correlatas próximas umas das outras. Outro detalhe importante é que todas as apresentações do mesmo produto precisam estar próximas, senão o cliente pode não encontrar o que procura e acabar desistindo da compra.
Ruptura de gôndolas
A ruptura de gôndola é a falta de produto na prateleira, dando a sensação de que a farmácia está vazia e não possui o produto que o cliente procura, podendo prejudicar a imagem da farmácia e como consequência, perder a venda e até o cliente.
Para evitar isso é preciso ajustar o mix de produtos na gôndola, programar as compras de acordo com as vendas para que não falte produtos e caso acabe, sempre reponha com outros para que não fique um buraco na gôndola.
É sempre bom checar o estoque para ver se o produto apenas não foi colocado na gôndola por descuido e também fazer um estudo da sua farmácia para entender o que é de consumo rotineiro, por impulso ou o que sai muito pouco para trabalhar as compras de maneira mais assertiva.
Promoção e precificação
Ninguém gosta de ter que ficar perguntando preço de produtos na farmácia, isso pode acabar resultando em perda de vendas. Por isso é preciso colocar como prioridade checar se todos os preços estão na prateleira e posicionados nos locais corretos para evitar maiores problemas e confusão de informações.
Já as promoções, claro, precisam estar bem expostas ao cliente. Utilize as tags promocionais para chamar mais atenção aos produtos e também os cestões, que são ótimos para armazenar mais produtos e chamar atenção para ofertas.
Mas cuidado com o excesso, muitas tags de promoção pela loja podem deixar o cliente confuso, seja estratégico e objetivo para evitar uma má impressão do cliente.
Aparência da loja
A aparência da loja é fator decisivo na hora da compra, o PDV precisa ser atrativo e organizado para instigar o consumidor a comprar.
A organização é ponto chave nesta estratégia, é muito mais agradável entrar em uma farmácia em que os produtos estão bem setorizados, cada um em seu lugar. É mais fácil visualizar a loja como um todo e encontrar o que precisa, sendo um espaço também mais agradável aos olhos.
Mobiliário correto
O mobiliário para farmácia correto vai fazer com que todas essas estratégias citadas acima sejam muito mais bem aproveitadas. Cada loja possui sua particularidade, então os móveis pensados exclusivamente para cada farmácia são essenciais para o sucesso de uma drogaria.
É preciso realizar estudos de cada característica para criar o projeto ideal de cada loja, todos os detalhes fazem a diferença, por isso um mobiliário específico e adequado é essencial para alavancar seus resultados.